'The Book Thief, livro por Markus Zusak. 
Leitura obrigatória!
AMEI! (Não precisava dizê-lo, pois não?). Foi inclusivamente passado para cinema, em 2013, ficando, na minha opinião, aquém das letras.O livro está consideravelmente melhor, embora o filme tenha sido muito bem retratado, passando a mensagem e as melhores passagens escritas (um ou outro erro,facilmente despercebido).
Passa-se na Alemanha, aquando da Segunda Guerra Mundial, tendo como personagem principal Liesel Meminger e a morte como narradora.
Liesel lida com diversas perdas. A perda de um pai que desconhece, do irmão mais novo que morre no comboio, da mãe que a entrega para adopção. É adoptada por um casal, Hans e Rosa Hubermann, mantém uma relação próxima com o que virá a ser o seu melhor amigo, Rudi e partilha o poder das palavras com Max. A pobreza e decadência causada pela situação politica Germânica e graças ao horror deixado pelo Regime Nazi, Liesel perderá todos. O final é um autêntico miminho! 

As minhas leituras são faseadas, é necessária uma predisposição .., tenho fases de leitura intensa e outras fases menos produtivas em que aborrece ler e há um acumular de livros, casa fora. Mas esta, foi sem dúvida, uma leitura fácil. 

'How about a kiss, saumensch?'


Som:  https://www.youtube.com/watch?v=uZnk95e5WAY



Uma das minhas viagens de sonho é a Auschwitz, tendo presente a excessiva carga emocional que lhe confere e todo o conhecimento histórico.
A Sul da Polónia encontra-se Zakopane, e em Zakopane encontramos 'Morskie Oko' (Olho do Mar), seria seguramente visita obrigatória, nessa viagem! 
Ai, e que vontade de ir ...

M'.

Comentários

Mensagens populares deste blogue